sexta-feira, 1 de julho de 2011

Coluna na Revista Vida Natural

Chocolate além da imaginação
Por Ivana Regina

Um dos sentidos que mais aguça a nossa memória e, consequentemente, a nossa imaginação é o olfato. Pela técnica de Leitura Facial (que possibilita compreender o comportamento e a personalidade de si mesmo e de outras pessoas através dos traços faciais e corporais), o nariz, é o órgão responsável por nossa força e vitalidade, porém, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, está associado diretamente ao chackra cardíaco, ou seja, ao coração, sede dos nossos sentimentos.

Há milênios o ser humano percebeu o poder que os aromas exercem no cérebro. A lembrança dos sentidos pode trazer ao nosso consciente situações que, aparentemente estavam esquecidas ou adormecidas e, dessa maneira, desencadear um retrocesso ao passado, ativando nossos instintos mais profundos.

Quando inalamos um aroma que nos marcou em determinada época, retornamos àquele momento automaticamente. Não há quem não se lembre do cheiro do bolo da vovó saindo do forno, ou um café passado na hora, com um pão francês quentinho. Hum! Sem falar naquele brigadeiro, em que o tempo de espera para esfriar parece interminável e, às vezes, acabamos queimando a língua pela ansiedade de saciarmos as nossas carências oftativas e emocionais.

Eu poderia citar uma enormidade de situações, mas o que interessa mesmo é o que cada aroma representa em nossas emoções e energias. Veja o chocolate, por exemplo. O cheiro adocicado da sobremesa proporciona bem-estar e alegria, pois traz ao nosso cérebro a sensação de prazer – responsabilidade da serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar.
Não importa se é branco ou preto, em barra ou em pó, se comestível ou cosmético, o que realmente importa é que faz bem e atrai cada vez mais alegria. Escolha a forma que mais te agrade e desfrute dessa maravilha abençoada pela natureza. Use e abuse da imaginação, você merece!
*Ivana Regina é terapeuta holística da Escola Esotérica Luz da Lua (www.escolaesoterica.com.br)  - tel.: 3209-4457

Nenhum comentário:

Postar um comentário